Tópico

Projetos na Área das Demências


Neste módulo encontrará uma lista de projetos e respostas sociais na área da demência e do envelhecimento, de várias zonas do país, que lhe poderão ser úteis. 


Home 360 

Resposta comunitária especializada para as pessoas com demência e seus cuidadores, do Instituto S. João de Deus – Casa de Saúde do Telhal. Promove a capacitação das pessoas, de forma individualizada e integrada, potenciando a articulação de recursos, através da figura do gestor de contexto. 

Realiza as seguintes intervenções:

  • Intervenção cognitiva, motora e sensorial junto da pessoa com demência;
  • Apoio emocional à pessoa com demência e seus cuidadores;
  • Psicoeducação e capacitação dos cuidadores;
  • Adaptação ambiental;
  • Reforço da rede social da pessoa com demência e seus cuidadores;
  • Articulação com os recursos da comunidade.

Promovido por: Instituto S. João de Deus - Casa de Saúde do Telhal (entidade promotora), Câmara Municipal de Oeiras e Câmara Municipal de Sintra

Zona Geográfica: Concelhos de Oeiras e Sintra

Telemóvel: (+351) 966 445 267 

Email: home360@isjd.pt

Website: www.isjd.pt/home360 


Razões de Sobra

Resposta comunitária que visa proporcionar aos cuidadores de pessoas com demência pequenos intervalos na prestação de cuidados que possam ser dedicados a atividades de autocuidado e convívio social.

Durante estas pausas do cuidador, a pessoa com demência é acompanhada, em contexto domiciliário, por voluntários com formação específica e supervisionados por um técnico especialista. 

Promovido por: Instituto S. João de Deus - Casa de Saúde do Telhal (entidade promotora) e Câmara Municipal de Oeiras

Zona Geográfica: Concelho de Oeiras

Telemóvel: (+351) 927 231 030

Email: razoesdesobra@isjd.pt

Website: www.isjd.pt/pt/razoes-de-sobra


ProCuidador 

O ProCuidador é uma resposta comunitária, multifacetada e especializada, dirigida a cuidadores informais de pessoas com demência e a cuidadores informais de pessoas com AVC. Integra as seguintes atividades: 

  • Gabinete de Apoio Especializado; 
  • Formação especializada no âmbito das demências; 
  • Grupo Psicoeducativo; 
  • Bolsa de co-cuidadores (mediada digitalmente). 

Zona Geográfica: Concelho de Barcelos 

Promovido por: Câmara Municipal de Barcelos (entidade promotora); Instituto S. João de Deus – Casa de Saúde S. João de Deus – Barcelos para a área das demências e a Associação Nacional AVC para a área dos AVCs (entidades executoras). 

Website: https://www.isjd.pt/pt/procuidador 


Café Memória 

O Café Memória é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, aos seus familiares, amigos e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo. 

Trata-se de ambiente acolhedor, reservado e seguro onde se facilita a interação entre todos, se oferece apoio emocional, informação útil e promove a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, num contexto informal. 

Estes encontros acontecem em várias zonas do país, normalmente com uma frequência mensal. 

Promovido por: Alzheimer Portugal e parceiros locais 

Zona Geográfica: Várias zonas do país (Almada, Barcelos, Braga, Cascais, Évora, Esposende, Guimarães, Lisboa, Loures, Madeira, Mirandela, Oeiras, Pombal, Porto, Sesimbra, Sintra, Viana do Castelo, Viseu) 

Website: https://www.cafememoria.pt 


ReSense – Memória(S) com Sentido(S) 

O ReSense – Memória(S) com Sentido(s) tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores, através da criação de um modelo de intervenção domiciliário/comunitário e da criação de ferramentas/recursos criados a partir de materiais reciclados que promovam a ocupação, a estimulação e o bem-estar das pessoas com demência que residam no seu domicílio ou em contexto institucional. 

Promovido por: Alzheimer Portugal 

Zona Geográfica: Algumas freguesias do concelho de Almeirim (Benfica do Ribatejo, Fazendas de Almeirim e Raposa) e do concelho da Chamusca (Chamusca, Pinheiro Grande e Carregueira) 

Website: https://alzheimerportugal.org/novo-projeto-para-pessoas-com-demencia-e-cuidadores-no-ribatejo/ 


Memorizar 

O Memorizar visa apoiar pessoas com diagnóstico de demência e os seus cuidadores, tendo como missão criar condições facilitadoras de um processo de envelhecimento saudável, potenciando a melhoria das condições de vida dos doentes e cuidadores. 

O projeto realiza atendimentos na sua sede e nos domicílios dos utentes, e o acompanhamento do cuidador passa também pela constituição de uma rede de suporte entre cuidadores através de grupos de apoio/partilha de experiências entre pares. 

Promovido por: Santa Casa da Misericórdia de Vagos 

Zona Geográfica: Concelho de Vagos 

Website: https://www.misericordiadevagos.pt/projeto-memorizar 


Serviço de Apoio Domiciliário à Demência 

O Serviço de Apoio Domiciliário à Demência presta cuidados gratuitos, multidisciplinares, individualizados e personalizados no domicílio à pessoa com demência e ao seu cuidador, retardando uma institucionalização, permitindo à pessoa continuar a viver no seu meio habitual de vida, com qualidade. 

Este serviço atua também de forma preventiva, oferecendo estratégias de intervenção precoce quando são detetados fatores de risco associados a sinais de desenvolvimento de processo demencial. 

Providencia formação às famílias e a população, enfatizando a divulgação e a educação no sentido da compreensão da problemática, combatendo assim o estigma. 

Promovido por: Santa Casa da Misericórdia do Mogadouro 

Zona Geográfica: Concelho de Mogadouro 

Website: https://misericordiamogadouro.pt/portfolio/apoio-domiciliario-as-demencias/ 


Cuidar de Quem Cuida 

O Cuidar de Quem Cuida pretende a capacitação/formação das redes locais e/ou municipais para a implementação de respostas de apoio a cuidadores informais, nomeadamente: 

  • Programas Psicoeducativos; 
  • Grupos de Ajuda Mútua; 
  • Atendimento Individual (psicologia, apoio social ou outro de acordo com a necessidade do cuidador). 

Promovido por: Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo 

Zona Geográfica: Municípios de Santa Maria da Feira, Amarante, Amares, Armamar e Tabuaço e Castelo de Paiva 

Website: https://cuidardequemcuida.com/projeto/enquadramento 


Hope! – Respostas Sociais 

A Hope! – Respostas Sociais é uma organização sem fins lucrativos e de solidariedade social que intervém na saúde global e inclusão social das pessoas, designadamente nas áreas do envelhecimento, saúde mental e demência. 

Procura a melhoria dos cuidados direcionados à pessoa com demência, à sua família, cuidadores (familiares e profissionais) e comunidade, privilegiando a intervenção na fase inicial da demência, na promoção da sua autonomia e independência, e na capacitação para a inclusão pela formação e consciencialização comunitárias. 

As suas atividades incluem formação, consultoria, orientação social e projetos como o Entre Avós e Netos e a Rede Cuidadores + Perto. 

Promovido por: Hope! – Respostas Sociais 

Zona Geográfica: Esposende 

Website: https://www.hope.pt 

Conteúdo atualizado a 10 de Novembro de 2022